Pages

terça-feira, 7 de junho de 2011

AH-64 D LONGBOW APACHE

BOEING AH-64 D LONGBOW APACHE. O terror dos tanques de guerra.

DESCRIÇÃOO Helicóptero Boeing AH-64 Apache foi projetado pela extinta Mc Donnell Douglas, conhecida fabricantes de caças clássicos como o F-4, F-15, F/A-18, e depois que essa empresa foi adquirida pela Boeing, a linha de montagem do Apache passou para esta ultima. O apache foi desenvolvido como resposta à necessidade de neutralizar, pelo menos em parte, a extrema superioridade numérica de tanques soviéticos e do antigo Pacto de Varsóvia, que, embora, tivesse uma menor tecnologia, possuía uma vantagem quantitativa muito séria em relação aos números de tanques da OTAN. Por isso o Apache foi projetado para operar de dia ou de noite (diferente do AH-1 Cobra que só operava de dia, nas versões disponíveis na época), tinha que ser extremamente bem armado, e pesadamente blindado, para resistir a danos em campo de batalha. O Apache foi testado com enorme sucesso na primeira guerra do golfo, a chamada tempestade do deserto, onde ele causou um estrago gravíssimo à forças iraquianas. Para se ter uma visão exata do que o Apache foi capaz de fazer às forças invasoras iraquianas, na batalha para libertar o Kwait, basta ver os dados oficiais dos números de alvos destruídos pelo Apache. Foram 500 tanques pesados, 120 APC (veículo blindado de transporte de tropas), 120 Peças de artilharia, 30 unidades de artilharia antiaérea e 20 aviões que estavam em terra. Para se ter uma idéia melhor ainda do que significam esses números, essa quantidade de equipamento destruído é maior que todo o equipamento de muitos países.
Acima: Este Apache está em seu ambiente natural. Voando razante a um rio, ele voa em alta velocidade para se proteger das defesas inimigas.
O Apache é equipado com blindagem capaz de “segurar” impactos diretos de projéteis de 23 mm, na “banheira”, ou como preferem alguns, na cabine.. Essa capacidade era fundamental, na época de sua concepção, na medida que o principal sistema antiaéreo de curto alcance soviético era o sistema ZSU 23 Shilka, que era composto por 4 canhões de 23 mm que disparavam, cada um, 800 tiros por minuto, saturando de balas o espaço aéreo até 2.5 Km em volta do canhão! O armamento do Apache é outra característica notável deste poderoso helicóptero.
Acima: O AH-64D Apache Longbow representa a ultima versão deste fantastico helicoptero de combate.Sua resistencia, potencia e forte armamento lhe manterão em serviço ativo por decadas ainda.
Ele é armado, normalmente, com um canhão “Chain Gun” M-230 de 30 mm. Esse canhão dispara 625 tiros por minuto e sua munição, uma granada de 30 mm, é capaz de destruir, praticamente, todos os blindados sobre rodas e causar estragos feios em tanques mais pesados de esteira. Além do canhão, voltando ao armamento transportado, o Apache é equipado com 2 casulos de lançamento de foguetes de 70 mm. Esses casulos transportam 19 foguetes cada um, e são usados para destruir alvos pequenos. Eles podem, por exemplo, perfurar a leve blindagem dos blindados de transporte de tropas, sobre rodas e detonar uma ogiva quando estiver dentro do veículo, através de uma espoleta de retardo. Futuramente esses foguetes serão guiados através de um programa de atualização de armamentos que estão colocando sistemas de guiagem a laser nesses foguetes. E para terminar, o Apache transporta junto com os armamentos já mencionados, 8 mísseis, antitanque AGM-114 Hellfire, que é o mais destrutivo míssil anti tanque lançado por um helicópteros já construído. O alcance do Hellfire é de mais de 7 km, por tanto fora do alcance dos canhões antiaéreos, e ele destrói, simplesmente, todos os tanques de guerra existentes. Não há nenhum tanque de guerra que continue operando depois de atingido por um hellfire. Uma vez, pude assistir um vídeo onde uma demonstração muito interessante foi mostrada. Um Tanque pesado do exercito dos EUA, M-1 Abrams, foi usado de alvo contra um Hellfire. Para resumir, o míssil penetrou na couraça deste tanque, um dos mais bem blindados do mundo, e atingiu o compartimento de munição do canhão principal. O tanque teve o compartimento estourado para cima, já que tem um dispositivo para proteger a tripulação nesses caso extremos, abre uma comporta da torre, acima do compartimento de munição, direcionando a energia da explosão para cima e para fora do tanque.. Ou seja, o melhor tanque americano tinha sido posto fora de combate, já que nem munição tinha mais e nem capacidade de rodar, por um impacto direto de um Hellfire. Outro teste só que mais dramático, foi quando um tanque M-60, de origem americana, do mesmo tipo usado por um batalhão de infantaria mecanizada brasileiro, foi destruído, por inteiro, depois de um impacto de um Hellfire. Deste M-60, não sobrou nada, e certamente , teria matado toda a tripulação, que estivesse nele, se fosse um ataque em situação real.
Acima: O missil AGM-114 Hellfire é o principal armamento do Apache. Graças a este armamento, nenhum tanque de guerra do mundo está a salvo frente ao Apache.
A chave da capacidade todo o tempo do Apache é conseguida através do uso dos sensores TADS/ PNVS , que consiste de num conjunto de câmeras de tv, com sensores infravermelhos e de um laser designador de alvos. Com esse sistema, o Apache voa em alta velocidade, em baixíssima altura e a noite, com visibilidade zero. O TADS/ PNVS proporciona uma visão clara em qualquer condição. Mais recentemente, foi incorporado a este magnífico sistema de armas o radar de ondas milimétrica, Northrop Grumman Longbow,. Este radar permite designar alvos e fazer a identificação passiva de radares hostis. Uma outra vantagem é que o Longbow, permite ao Apache, disparar a nova versão dos mísseis Hellfire guiados a radar, garantindo, assim, uma real capacidade para o Apache lançar seus misseis e ficar oculto atrás de algum obstaculo na medida em que o radar Longbow fica montado no alto do eixo da hélice.
Acima: O radar Longbow montado no alto do mastro da helice torna o Apache uma aéronave estranha mas extremamente letal.
O desempenho em vôo do Apache é extraordinário. Ele tem potência de sobra graças ao seus dois potentes motores General Electric T700 GE 701 com 1696 HP cada. O Apache é rápido, muito manobrável e ágil. Sem dúvidas é um helicóptero difícil de acertar e mesmo que atingido, é difícil de cair. Seus motores agüentam 30 minutos de vôo sem óleo nenhum, ou seja a seco, caso seja atingido no motor. Essas qualidades superlativas tornaram esse helicóptero algo caro. Ele custa, hoje,algo em torno de U$ 25 000 000,00 a unidade, sendo um dos mais caros helicópteros de ataque do mundo.
Acima: Um AH-64A Apache em uma foto antiga, logo no inicio de sua entrada em serviço. Helicopteros como ese revolucionaram a forma de luta nos campos de batalhas atuais.
FICHA TÉCNICA
Velocidade máxima: 300 Km/h
Velocidade de cruzeiro: 260 Km/h
Alcance: 400 km com combustível interno e 1900 Km com combustível externo.
Razão de subida vertical: 474 m/min
Fator de carga: +3.5/ -0,5 G
Altitude maxima: 5915 m
Armamento: Um canhão M230 Chain Gun de 30 mm com 1200 tiros, Misseis AGM114 Hellfire, Misseis AGM 122 Sidearm antiradar, Mísseis AIM-9 Sidewinder para combate aéreo, e mísseis Stingers contra helicópteros. Lançadores de foguetes Hydra 70 de 70 mm. Até um total de 770 kg de carga externa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário