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terça-feira, 7 de junho de 2011

EUROFIGHTER TYPHOON II

EUROFIGHTER TYPHOON II. Defendendo os céus da Europa

DESCRIÇÃO 
O Typhoon será o novo caça de interceptação de muitos países europeus, começando pelos seus construtores, Inglaterra, Itália, Espanha, Alemanha. E também já foi encomendado pela Arabia Saudita e Austria. O Typhoon assumirá a posição de vários aviões de combate, sendo eles o Panavia Tornado IDS/ F-3, o F-4F Phanton alemão, o F104 Starfighter italiano e o Mirage F-1 espanhol, e isso dá para se ter uma idéia da responsabilidade que esse novo caça terá que levar em suas costas. Esse avião sofreu de pesados obstáculos políticos e financeiros durante seu desenvolvimento já que seu valor de célula é bem salgado estando em torno de U$120.000.000,00 por unidade. Mas passada a tempestade esse caça já entrou em serviço nos 6 países citados no começo desse artigo.
Acima: Um Typhoon acelera com o pós-combustor a plena potencia para mais uma missão de treinamento. A relação peso potencia do Typhoon está em 1.15, permitindo acelerações muito rápidas.
O Typhoon foi concebido para a alta manobrabilidade e elevado índice de potencia para se dar bem em combates aéreos fechados, e também está equipado para superar seus inimigos em combates além do alcance visual (BVR), através de seu radar ECR-90 que é capaz de atacar 4 alvos simultaneamente com mísseis AIM 120 Amraam ou o novo míssil Meteor que tem alcance de +100km. O ECR-90 possui um alcance máximo de 370 Km contra alvos grandes como um avião AWACS ou 175 Km contra alvos do tamanho de caças. Apesar de tudo isso é interessante notar que o radar ECR-90 é de varredura mecânica como os radares atuais, mas existe um programa anglo-frances para o desenvolvimento de uma antena de varredura eletrônica ativa (AESA) que será usado pelo Typhoon e pelo Rafale frances na futura versão F-3. Esta nova antena está sendo desenvolvida dentro do programa AMSAR, que dará melhores capacidades de combate à ambos os caças como um aumento na capacidade de engajamento múltiplo que poderá chegar a atacar 8 alvos simultaneamente. Além do radar, também está instalado um sistema IRST Pirate para detecção passiva e designação de alvo para armas, similar aos instalados nos caças russos e no rafale. Trata-se de um importante sistema de detecção já que permite detectar eventuais inimigos com tecnologia de invisibilidade que possam surgir. Além disso, esse sistema pode ser usado no combate fechado dando a referência para o disparo dos mísseis off boresight. O Pirate está integrado ao capacete do piloto que, como nos caças russos, só precisa olhar para o alvo, selecionar o míssil e disparar. No combate aéreo fechado as armas que podem ser usadas pelo Typhoon são os mísseis AIM-9 L/M Sidewinder ou os novos mísseis Asraam e IRIS-T com capacidade de engajamento de alvos que estejam a 90º em relação a cauda do inimigo.
Acima: Os Typhoon biposto foram os primeiros a serem entregues para as quatro forças aéreas participantes do consórcio devido a necessidade de treinar os pilotos na nova aeronave.O Typhoon é uma aéronave multifunção e por isso transporta armas ar terra também. E entre as armas mais interessantes, está o míssil brimstone, que é um míssil ar terra baseado no Hellfire americano e que pode ser usado contra veículos e alvos fortificados a um alcance de até 12 km. Além desse míssil o Typhoon pode ser armado com mísseis anti-radar Alarm que são guiados pelas ondas de radares do inimigo. O alcance do Alarm é de 45 km.
O novissimo míssil de cruzeiro Storm Shadow é outro trunfo do Typhoon. Este missil tem uma ogiva de 450 kg de alto explosivo (HE) a um alcance de 250 km. O armamento interno do Typhoon é o potente canhão Mauser BK-27 de 27 mm, do mesmo tipo que o usado no caça JAS-39 Gripen. Este canhão consegue uma cadência de tiro da ordem de 1700 tiros por minuto, e o Typhoon transporta 150 tiros.
Acima: O míssil de cruzeiro Storm Shadow é a principal arma de ataque stand off do Typhoon. Com este míssil os alvos podem ser destruídos a 250 km preservando a integridade do caça diante de uma eventual defesa antiaérea.
A propulsão do Typhoon é feita por dois motores Eurojet EJ-200, cujo empuxo máximo é de 9000 kgf, com a pós-combustão, e 6000 kgf com empuxo seco. Este moderno motor, teve seu desenvolvimento feito em paralelo com desenvolvimento do Typhoon. Quando o primeiro protótipo do Typhoon estava pronto, os motores, ainda não tinham sido entregues, acabou sendo instalada a mesma turbina dos Tornados neste protótipo, a RB-199, para iniciar os testes
Acima: Um Typhoon faz uma passagem em baixa altitude. Além da defesa aérea, os Typhoon, substituirão algumas unidades de ataque equipadas, atualmente, com Tornados IDS, para ataque ar terra.
O Typhoon representa um grande avanço na capacidade de combate aéreo dos países europeus, e o mais importante é que trata-se de uma solução européia para uma necessidade européia. A Europa tem sido um grande dependente de sistemas de armas de origem norte americana o que acaba acarretando em soluções, nem sempre, ideais, para as necessidade de defesa, além de que a influencia política dos Estados Unidos, da forma que tem sido após a segunda guerra, tem levantado questionamentos cada vez mais sérios por parte das autoridades do velho continente.FICHA TÉCNICA DE DESEMPENHO
Velocidade de cruzeiro: * mach 1
Velocidade máxima: mach 2
Razão de subida: * 15240m/min
Potencia: 1.15
Fator de carga: 9 Gs
Taxa de giro: 31º/s
Razão de rolamento: 240º/s
Raio de ação/ alcance: 1390km/ 2780km
Alcance do radar: ECR-190 CAPTOR com 175km
Empuxo: 2X EJ-200 com 9200kgf cadaDIMENSÕESComprimento: 15,96m
Envergadura: 10,95m
Altura: 5,28m
Peso: 11000kg
ARMAMENTO
Ar Ar: mísseis AIM120 Amraam, Meteor, Asraam, IRIS-T, AIM-9L/M Sidewinder, Asraam, IRIS-T
Ar terra: Mísseis Storm Shadow, Taurus MAW, Brimstone, Bombas Guiadas a laser da familia Paveway.
Interno: Um canhão Mauser MK 27 de 27 mm.

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