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terça-feira, 7 de junho de 2011

T-95

URALVAGONZAVOD OBJEKT –775 “T-95”. A revolução chega aos carros de combate

 


DESCRIÇÃO
 O carro de combate que trataremos a partir de agora é, sem duvidas, o que mais me despertou minha atenção recentemente pois ele representa o que eu considero a evolução do carro de combate MBT para o novo século e os novos desafios do campo de batalha moderno. O T-95 é um projeto de uma nova geração de MBT que deveria ter entrado em serviço no exercito russo a partir de 1994, porém por restrições financeiras, esse objetivo não se concretizou. Pouquíssimos dados desse moderno tanque foram disponibilizados sendo que muito das informações disponíveis são estimativas. Mesmo o nome T-95 era uma duvida inicialmente, pois, oficialmente, este projeto é chamado de Objekt-775. Seu concorrente, aparentemente era o Black Eagle, já descrito nesse blog e que apesar de ser um super tanque, ainda era mais convencional que o T-95.


Acima: Nesse desenho o chassis parece ser inteiramente novo. Porém é provavel que no T-95 definitivo, o chassis seja derivado do carro de combate modelo T-90S.
O T-95 tem como característica mais marcante seu perfil extremamente baixo, o tornado um alvo dificílimo de acertar num campo de batalha, principalmente a distancias maiores onde a própria irregularidade do terreno é capaz de ocultar este carro de combate. Fora isso seu peso de 50 toneladas, considerado baixo para um MBT, permite uma agilidade impar no campo de batalha. Essa característica, tem sido uma constante nos projetos de MBTs russos, pois a mobilidade é vista como item fundamental para a filosofia russa em projetos de carros de combate. O menor peso permite velocidades de 75 km/ h na estrada ou até 50 km/h em terreno irregular, melhorando ainda mais capacidade do T-95 de evitar ser atingido pela artilharia inimiga. O motor é desconhecido porém estima-se que tenha de 1000 a 1250 hp de potencia. É bem provável que o motor seja uma versão atualizada do modelo M-84-V-84 de 12 cilindros usado no T-90S.


Acima: Nesse desenho podemos ver a silueta de um tanque M-1A2 Abrams norte americano (a esquerda) ao lado do T-95 (a direita). Reparem na diferença de tamanho. Agora avaliem qual seria mais dificl de acertar. O T-95, além de pequeno, é muito agil e rapido, sendo um dos alvos mais dificeis de acertar num campo de batalha.Sua blindagem é do tipo reativa de 3º geração Kontakt-5, capaz de “parar” as munições perfurantes tipo flecha (APFSDS). Para se ter uma idéia da capacidade de proteção desta blindagem, o exercito dos Estados Unidos testou essa blindagem, montada em um tanque T-72 e descobriu que a blindagem Kontakt-5 era imune a munição M-829 de 120 mm APFSDS de primeira geração usada pelo M-1Abrams, obrigando eles a desenvolverem novas gerações mais capazes dessa munição. Ainda há uma 4º geração de blindagem reativa chamada de Relikt, a mais moderna blindagem reativa russa desenvolvida para superar as mais modernas munições perfurantes como a 3º geração da munição de 120 mm norte americana, conhecida como M829 A-3 e que faria o T-95 ainda mais resistente no campo de batalha. A tripulação de 3 homens fica dentro do carro, enquanto na torre não fica ninguém pois seus sistemas são automaticos. Essa configuração garante uma proteção muito mais eficiente para a tripulação.


Acima: Nessa ilustração podemos ver uma das configurações da torre do T-95 que foi estudada. O desenho definitivo deste carro de combate é desconhecido ainda.Outra característica que pode ser considerada marcante nesse projeto é seu canhão principal, que pode ser uma versão atualizada do modelo de 125 mm usado nos tanques russos atuais ou um enorme canhão de nova geração cujo calibre é de 152 mm. Esse canhão é capaz de lançar mísseis antitanque, além das granadas normais. Há, ainda, em muitas fontes, uma referência a um canhão de 135 mm que poderia disparar uma granada a 2000 metros por segundo. Este canhão, também seria uma novidade na medida que não há, hoje, nenhum carro de combate com tal arma ou equivalente. De qualquer jeito, o canhão do T-95 tem carregamento automático, dispensando o tripulante que recarrega a arma. A pequena torre do T-95 tem um movimento giratório muito rápido permitindo engajar alvos em posições diferentes de forma mais ágil que os outros veículos de combate similares. Certamente que esses canhões disponíveis, são capazes de destruir qualquer tanque ocidental que não tenha uma blindagem extra, como a reativa, por exemplo logo no primeiro impacto. A metralhadora montada na parte de cima da torre tem funcionamento remoto, e será controlada de dentro do tanque, Trata-se de uma metralhadora DShK em calibre 12,7X109 mm.capaz de uma cadencia de tiro na ordem de 600 tiros por minuto.

Acima: Um desenho do moderno carro de combate Black Eagle (Object-640) que também foi estudado para entrar nas fileiras do exercito russo. Embora seja uma maquina modernissima, ainda é menos avançado que o T-95. 
Como dito anteriormente as informações desse tanque são extremamente escassas e por isso não há, ainda, referências aos sistemas de aquisição de alvos e outros sensores. Porém, considerando que o canhão tem recarregamento automático e a tripulação é reduzida, pode-se deduzir que os sistemas de sensores sejam avançados e bem completos, para permitir que apenas um tripulante, responsável pela artilharia faça uso das armas com eficiência. Uma fonte pesquisada afirma que o sistema de controle de tiro será multicanal composto por sistemas ópticos, térmicos, laser e radar.

Acima: Nesse desenho acuma podemos ver um esquema de como poderá ser a configuração interna do T-95. A forma como a tripulação está alojada representa a mais segura dentre todos os Tanques MBTs do mundo.Existem informações de que o T-95 entraria em serviço por volta de 2010, e que o governo russo teria liberado as verbas para continuação deste desenvolvimento, porém não há nada de certo quando se trata deste carro de combate, pois há muito poucas informações a respeito dele.

Acima: Esse desenho mostra mais uma das muitas configurações estudadas para o T-95. Notem que a torre foi mudada radicalmente visando a diminuição da silueta e peso do veiculo.FICHA TÉCNICA
Velocidade máxima: 75 Km/h em estrada e 50 km/h em terreno irregular.
Alcance Maximo: 500 Km.
Motor: Desconhecido mas previsto um com potencia de 1250 HP
Peso: 50 Toneladas.
Comprimento: 9,50 m.
Largura: 3,56 m
Altura: 2,1 m. (estimado)
Tripulação: 3
Inclinação frontal: 60º
Inclinação lateral: 4
Passagem de vau: 1,2 m
Obstáculo vertical: 0,8 m
Armamento: Um canhão 125 mm, ou um canhão de 152 mm capaz de lançar misseis além das granadas; 1 metralhadora DShK de 12,7 mm e lançadores de fumaça.

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