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terça-feira, 7 de junho de 2011

Fragata F124


Alemanha
Fragata de defesa aérea classe
Sachsen «F-124»
(tipo NFR-90)
Navios constituintes da classe
Nr.NomeEstaleiroI.C.E.S.F.S.Situação
F219SachsenBlohm + Voss - Hamburgn/d2004- - - -Em serviço
F220HamburgHDW - Howaldtswerke Deutsche Werftn/d2004- - - -Em serviço
F221HessenThyssen Nordseewerke - Emdenn/d2005- - - -Em serviço
IC = Inicio de Construção ES=Entrada no Serviço Activo FS=Final de Serviço Activo
Dados principaisMotores
Deslocamento standard: 5200 Ton
Deslocamento máx. : 5690 Ton.
Tipo de propulsão: CODOG - Turbina a gás ou motor a Diesel
Comprimento: 143 M - Largura: 17.44M
Calado: 5 M.
2 x Motor a Diesel MTU 20V 1163 TB93 (20128cv/hp)
1 x Turbina a Gás General Electric LM-2500 (31514cv/hp)
Tripulação / Guarnição: 255Autonomia: 6400Km a 18 nós - Nr. Eixos: 2 - Velocidade Máxima: 29 nós
Misseis
Sistema de lançamento Mk.49 RAM21 x Raytheon Systems RIM 116 Rolling Airframe Missile (Defesa Anti-Aérea)
Sistema de lançamento Mk-4136 x Raytheon Systems ESSM - RIM-162B(Defesa Anti-Aérea)
Sistema de lançamento Mk-4124 x Raytheon Systems SM-2ER Block II/III (RIM-67B) (Defesa Anti-Aérea)
Radares
- Thales Nederland SMART-L (Pesquisa aérea - Al.med: 281Km)
- Thales Nederland APAR (Tipo «Phased array» - Al.med: 76Km)

As fragatas alemãs da classe Sachsen, são o resultado da participação alemã num acordo com estaleiros holandeses e espanhóis para o desenvolvimento conjunto de estudos de configuração para fragatas.

Os alemães, optaram por utilizar como base para as suas fragatas de defesa aérea, o anterior projecto F-123 de fragatas multi usos classe «Brandenburg», do qual quatro unidades foram entregues à marinha alemã entre 1994 e 1996.

No entanto, os sistemas de armas e radares são básicamente iguais aos que estão instalados nas fragtas holandesas da classe «De Zeven Provincien»».

O programa, foi um dos mais caros na história da marinha alemã, com um custo estimado em 700 milhões de Euros para cada navio.

Informação genérica:
No final de 1988, vários países da NATO acordaram iniciar um programa de estudo de um «conceito» de navio, que poderia ser utilizado por várias marinhas europeias, com o objectivo de uniformizar navios e sistemas e reduzir custos.
Os países que fizeram parte do programa foram: Canadá, França, Alemanha, Itália, Holanda, Espanha Reino Unido e Estados Unidos.

NATO Frigate Replacement - NFR-90 

Acima: Imagem artística do projecto NFR-90


Os estudos para a definição inicial do projecto começaram em 25 de Janeiro de 1989, prevendo-se um desenho básico para Maio desse ano e a definição do sistema básico de mísseis até ao final desse ano.

Analisados os requisitos de cada uma das marinhas, concluiu-se sobre a pouca viabilidade da ideia, embora dos países iniciais, três tenham decidido seguir um caminho muito próximo.

A Espanha a Alemanha e a Holanda basearam-se nos estudos do NFR-80 para construir os seus navios de defesa aérea. Os três países assinaram em 1993 um protocolo de cooperação entre os estaleiros Bazan, Royal Schelde e Blohm+Voss para o desenvolvimento de um projecto comum de casco.

F-100 «Alvaro de Bazan»
As fragatas espanholas da classe Alvaro de Bazan, são as que mais se distanciaram do projecto original, pois no final dos anos 90 a marinha espanhola decidiu que utilizaria o sistema de combate AEGIS para os seus navios, o que levou a um redesenho radical da superestrutura, de forma a acomodar os radares Spy-1. As fragatas F-100 ultrapassaram bastante o deslocamento que se previa para esses navios, exactamente por causa da necessidade de acomodar o sistema de origem americana.

Aparentemente os primeiros quatro navios constituem uma classe única, e um quinto está em construção, possuindo novos sistemas, o que em principio deverá implicar a sua classificação como nova classe. Dentro do mesmo tipo de navio.

LCF - «De Zeven Provincien»
A classe holandesa de navios derivados do projecto de cooperação entre Espanha Holanda e Alemanha, conduziu também a fragatas de defesa aérea, com modificações «Stealth» e com um radar de origem europeia, ligado a um sistema de combate SEWACO igualmente de origem holandesa.

F-124 «Sachsen»
A Alemanha, que também prosseguiu com os projectos que se seguiram ao NFR-90, optou por construir os seus navios de defesa aérea com base no desenho das fragatas F-123 

F-310 «Nansen»
O projecto de fragatas Nansen, foi concebido tendo como base as fragatas F-100. Como utiliza o sistema AEGIS, mas com antenas do radar SPY-1F mais pequenas o navio não precisou ser aumentado e é nestes navios que se nota mais a similaridade com o projecto NFR-90.

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