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terça-feira, 7 de junho de 2011

Boeing B-52 Stratofortress


Imaginemos um avião de 56,4 metros de envergadura, 48,5 metros de comprimento, 12,4 metros de altura, 83.250 quilos, com capacidade de carga de 31.500 quilos, peso máximo de decolagem de 219.600 quilos, 8 turbinas a jato, velocidade máxima de 1.040 Km/h e altitude máxima de 15.151 metros!

Estes números impressionantes fizeram do B-52 o avião de combate mais famoso da história da aviação com seus longos 56 anos de serviços prestados e toneladas de bombas e mísseis jogados.



B-52 Stratofortress Decolando



O nome oficial Stratofortress (fortaleza voadora) nunca pegou na prática, desde que o pessoal da força aérea americana deu-lhe o apelido de BUFF, abreviatura de Big Ugly Fat Fellow (camarada grande, feio e gordo).




B-52 Stratofortress - Nas nuvens brancas




O B-52H, o último modelo construído tem a perspectiva de operar até 2040. O 50º aniversário celebrado em abril/2002, desde o primeiro vôo em abril de 1952, tornou este avião de guerra o modelo de maior tempo de serviço no mundo – o total de 744 unidades foram construídas.

Os modelos anteriores A, B, C, D, E, F, G descansam em paz nos Boneyards (cemitérios de ossos) da força aérea dos EUA. A foto a seguir é uma vista aérea de um depósito de centenas B-52 que foram destruídos no centro de Manutenção e Regeneração Aeroespacial, como parte do acordo global assinado em 1991 com a USSR que previa a redução de armas convencionais e nucleares.




B-52 Stratofortress - Cemitério de ossos


 

O B-52 modelo H continua operando até os dias de hoje.
Apenas o modelo H continua na ativa atualmente. O primeiro dos 104 aviões B-52H encomendados à Boeing, foi entregue me maio de 1961. O modelo H tem capacidade de carregamento de 20 mísseis de cruzeiro.




B-52 Stratofortress - Condensação de humidade





Fatos importantes na longa vida do B-52.
Primeiras participações dos B-52 na guerra fria.
Trapalhadas extremas da força aérea dos EUA: Bombas atômicas e de hidrogênio perdidas na Groelândia e no mar. Leia mais no Blog do IZB.




B-52 Stratofortress - Turbinas



B-52 participaram da guerra do Vietname (1959 - 1975).



B-52 Stratofortress - Inverno


Fortalezas voadoras se engajaram nas duas guerras do Golfo Pérsico.
B-52 são usados em 1991 e 2003 para bombardear o Iraque nas duas guerras contra o Iraque. Detalhes na Folha.




B-52 Stratofortress - Esteira de Fumaça



Soldados da Base Aérea de Minot, Dakota do Norte, dão um banho num B-52 pertencente ao 457º Grupo Expedicionário Aéreo que participou da segunda guerra no golfo, eufemisticamente denominada pelos generais americanos de Iraque Freedom.




B-52 Stratofortress toma banho




Em 2007 um B-52 sobrevoa os EUA armado com mísseis nucleares por engano.
Ninguém sabia que o B-52 que decolou da Base Aérea Minot na Dakota do Norte e pousou na Base Aérea de Barksdale na Louisiana carregava 6 mísseis de cruzeiro com ogivas nucleares.
O governo Bush teve quer dar muitas explicações aos milhões de americanos que tiveram durante horas “fogo nuclear amigo” sobre suas cabeças, uma vez que o B-52 atravessou os EUA de ponta a ponta.



B-52 Stratofortress - Cockpit



B-52 cai em 1994 durante manobra de treinamento.
Em 2008 um B-52 cai durante manobra a baixa altura, enquanto treinava para um show aéreo durante as comemorações do Liberation Day.
Veja no Blogpaedia o vídeo do acidente.


B-52 Stratofortress - Queda da Águia


Ficha técnica:


Boeing B-52 Stratofortress





Origem: EUA
Tipo de aeronave: Bombardeiro estratégico de longo alcance

Velocidade máxima: 956 km/h
Alcance: 16.093 km
Teto operacional: 

Comprimento: 49,04 m
Envergadura: 56,39 m
Altura: 12,40 m

Peso ( vazio | máximo ) : - | 220.000 kg

Motores: 8 x Pratt & Whitney TF33-P-3
Empuxo: 8 x 7.711kg

Armamento: Aproximadamente 26.700kg de bombas e mísseis.

Países operadores: EUA







O Boeing B-52 Stratofortress é um bombardeiro estratégico subsônico de longo alcance operado pela Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) desde 1955.
O contrato para seu desenvolvimento foi assinado em 5 de Junho de 1946. O B-52 passou por várias etapas de concepção, a partir de uma aeronave turboélice de seis motores até o protótipo final YB-52, com oito motores de turbina de jato. A aeronave fez seu primeiro vôo em 15 de Abril de 1952 com Tex Johnston como piloto.
Construído para transportar armas nucleares durante a Guerra-Fria , o B-52 Stratofortress substituiu o Convair B-36. Embora seja um veterano de várias guerras, o Stratofortress utilizou apenas munições convencionais no combate real. Com o maior leque de armas de qualquer bombardeiro contemporânea, o B-52 suporta até 32.000 kg em armamentos.
A USAF mantém os B-52 em serviço ativo desde 1955, inicialmente com o Comando Aéreo Estratégico (SAC), com todas as aeronaves absorvidas pelo Comando de Combate Aéreo (ACC) em 1992. Seu desempenho superior em altas velocidades subsônicas e seu baixo custo operacional ajudou o B-52 a se manter em serviço apesar das propostas para substituí-lo pelos bombardeiros XB-70 Valkyrie, B-1B Lancer e o furtivo B-2 Spirit. Em janeiro de 2005, o B-52 se tornou o segundo avião, depois do britânico Camberra, a comemorar 50 anos de serviço contínuo. Apenas cinco aeronaves completaram 50 anos de serviço contínuo: o B-52, Camberra, o Tupolev Tu-95, o C-130 Hercules e o KC-135 Stratotanker.


Um comentário:

  1. Bom dia webmaster,
    Sou administradora do site Gifs da Rô Pitti - ropitti.com. Fiquei lisongeada ao ver vários trabalhos meus publicados aqui em seu espaço. Porém percebi que neles não á nenhum link ou qualquer referência ao meu site (Refiro-me as bandeiras de clubes de futebol no final de seu blog). Tenho que alertá-lo que meus trabalhos estão protegidos por leis de direitos autorais.Entendo também que na maioria das vezes as pessoas pegam imagens aleatóriamente na internet sejam por meio das pesquisas de imagem ou de outros siter e blogs que a espôem sem saber quem as criou ou a origem das mesmas. Certa de que este foi o seu caso, gostaria de lhe pedir que procedesse em linká-las ou que faça referência ao ropitti.com. No mais lhe desejo sucesso com seu blog.

    Att,
    ropitti.com

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